CONHECIMENTO

Por Lucas Cruz | Diretor-sócio da Doss

É uma realidade que muitos empreendedores acabam por ficar sobrecarregados com o acúmulo de funções e não conseguem fazer o seu negócio decolar e se dedicar à parte estratégica.

Isso acontece muitas vezes por problemas na parte da gestão. Normalmente empreendedores com perfis centralizadores tendem a não saber delegar de tal modo que o negócio ande sem que precisem conferir todo o processo operacional. 

Embora seja o perfil de cada empreendedor, resolver problemas como não saber delegar, pode ser mais fácil do que você imagina. Acredite: você é o gestor e o operacional precisa funcionar sem você. 

Pra ajudar você, seguem 4 dicas que vão ajudar a organizar melhor o sistema interno do seu negócio:

#1 simplifique a gestão: Facilitar os processos internos usando ferramentas de gestão pode te dar mais liberdade para se dedicar à outras partes da sua empresa ou à construção da sua marca e fazer com que tudo flua com mais clareza.

#2 organize rotinas: Para que você consiga ter uma rotina produtiva e evitar acúmulo de tarefas ou assuntos pendentes, é necessário ter muita organização. Ter uma planilha com todas as atividades da semana, por exemplo, pode facilitar na hora de agendar um compromisso. 

#3 aprenda a delegar: Uma empresa é construída por pessoas e cada uma delas possui um potencial/habilidade. Aprenda a explorar aquilo que de melhor alguém pode oferecer para contribuir com o crescimento do seu negócio.

#4 invista em marketing: Descentralize as tarefas. O marketing é a área mais estratégica do seu negócio. É nele que estão concentradas ações de potencial crescimento da sua empresa. Entregue esse setor às pessoas capacitadas e especializadas.

Lembre-se sempre: um bom gestor é aquele desnecessário na empresa. Por isso, quanto menos você se envolver com tarefas operacionais, mais o seu negócio irá deslanchar.

Comente