CONHECIMENTO

Você conhece os frutos de uma boa gestão?

Ao reconhecer os benefícios da gestão profissional, colaboradores e empreendedores de diferentes áreas são amplamente beneficiados pela compreensão abrangente de suas esferas de atuação, alcançando assertividade e excelentes resultados.

Um bom gestor não nasce da noite para o dia!

Apesar de descomplicados, os métodos que transformam profissionais em gestores de sucesso exigem prática e experiência, baseando-se em atitudes recorrentes que, no futuro, renderão resultados sólidos e significativos.

Pensando nisso, separamos cinco dicas valiosas a quem busca aperfeiçoar métodos de gerência e administração. Confira:

#1 Considere diferentes ângulos

Uma visão em 360º é essencial a quem busca destacar-se nos negócios. Antes de tomar qualquer decisão, lembre-se de considerar quatro grupos de pessoas: 

  • Seus superiores;
  • Seus subordinados;
  • Seus parceiros;
  • Seus clientes finais.

Preserve a transparência de suas ações, seja um líder objetivo e motivador, preze setores que afetam direta e indiretamente seu trabalho e, é claro, foque no que move sua empresa – os clientes finais.

#2 Preveja possíveis complicações

Estar atento a possíveis problemas é essencial na busca por soluções planejadas e viáveis. Ao analisar resoluções assertivas, você previne grandes problemas futuros. Ao fazer planos, cogite imprevistos e, mais do que isso, solucione-os.

#3 Ouça seus colaboradores

Sua equipe pode ajudá-lo a desvendar enigmas e visualizar diferentes ângulos. Trocar pontos de vista é essencial a quem busca adquirir uma visão em 360º – que mencionamos no item #1. Além disso, esta é uma oportunidade perfeita para dar aos seus colaboradores o espaço do qual eles precisam crescer.

#4 Delegue atividades

Delegar não é uma opção, e sim uma necessidade. Ao delegar atividades, você otimiza seu tempo e simplifica processos. Lembre-se de que você não pode fazer tudo sozinho, abra mão do egoísmo e distribua atividades não essenciais (ou que não precisam de sua participação ativa) entre colaboradores.

#5 Mantenha-se aberto a transformações

Já dizia Oswaldo Montenegro: “Mudar dói – não mudar, dói muito”. Se você busca evoluir, esteja aberto a transformações. Ser flexível, adaptando-se a novidades tecnológicas e administrativas, por exemplo, pode facilitar – e muito – sua rotina como gestor. Não tenha medo!

Gostou das dicas? Agora é só colocar a cabeça para funcionar e, aos poucos, integrar estas estratégias à sua rotina. Para mais conteúdos como este, acompanhe-nos nas redes sociais!

 

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