CONHECIMENTO

Encontrar o próprio propósito é uma tarefa dolorida e solitária que engloba amadurecimento e inúmeras vivências. Mais do que isso, um propósito só aparecerá se estivermos buscando por ele – fato diretamente atrelado ao autoconhecimento. Além de tomar tempo, este processo exige mudanças comportamentais e carece de escolhas.

Atualmente, eu diria que o ponto de partida na busca pelo propósito são escolhas que, por si só, estão interligadas à dor que engloba mudanças nas relações de convívio e no rumo individual – muitas vezes diferente do rumo que a “boiada” tem tomado.

Buscar o próprio propósito engloba ler, investir em mentores e professores, inscrever-se em cursos que sabemos ser fundamentais, analisar a si mesmo diariamente, encontrar processos efetivos, construir uma rotina, compreender o valor das horas e muito mais. É brigar com a doutrina que nos é imposta e, radicalmente, lutar contra a nossa própria natureza todos os dias.

Quando analiso tudo isso, observo que a busca por um propósito pessoal não é diferente da busca por um propósito profissional que engloba seu negócio – sua marca. Por isso, digo que não há especialista que faça tal coisa por você: podemos auxiliá-lo, orientá-lo, oferecer-lhe ferramentas e traças rotas conjuntas. Mas friso – a jornada será sempre sua! Não confie sua satisfação pessoal ou busca individual por propósitos a ninguém além de você mesmo. Assuma esta responsabilidade. Isso vale para a vida e é fundamental aos negócios.

Digo isso sem medo de ser clichê, pois ao observar este novo mundo vejo que precisamos de autenticidade, tanto nos negócios quanto nas atitudes pessoais diárias que englobam ser empreendedor.

Estamos convivendo com novas gerações – pessoas que esperam mais da vida, de seus empregos e das empresas que as rodeiam. Jovens desejam estar envolvidos diretamente para com rotinas, marcas e produtos que façam a diferença com sinceridade, laços sólidos e autenticidade.

Percebo que será desafiador crescer neste novo cenário, mas nutro a certeza de que iremos atravessar esta metamorfose com força e coragem. Buscar pelo próprio propósito é o primeiro passo para tornar este objetivo uma realidade.

Comente