CONHECIMENTO

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O posicionamento em ação

O sucesso no mercado de trabalho exige ação. Segundo levantamento realizado pelo Serasa Experian, 2018 quebrou o recorde de empresas registradas de Janeiro a Junho, totalizando mais de 1,2 milhões de novos negócios no Brasil. Em um cenário tão movimentado, diferenciação e segmentação são fundamentais.

Ao posicionar uma marca, passamos a ocupar um espaço exclusivo e diferenciado no segmento de mercado desejado. A ideia de diferenciação auxilia na atração de clientes que poderiam optar pela concorrência a partir de um processo contínuo de posicionamento que une qualidades técnicas e valores subjetivos.

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Conheça cinco marcas que alcançaram o sucesso a partir de estratégias de comunicação.


Natura – Viva sua Beleza Viva

Fundada em 1969, a Natura é uma empresa Brasileira focada na produção de cosméticos com ingredientes nativos. Baseada nos preceitos de humanismo, equilíbrio, transparência e criatividade, a empresa é diretamente ligada à saúde, à valorização da natureza nativa e da sustentabilidade.

A partir da linguagem visual e comunicacional, a marca estabeleceu seu diferencial no segmento de cosméticos, conquistando o público através de campanhas de responsabilidade ambiental e social.

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Starbucks – Seu Terceiro Lugar

A multinacional norte-americana Starbucks ocupa o posto de maior rede de cafeterias do mundo, contabilizando mais de 20mil lojas distribuídas entre mais de 50 países. Com o objetivo de tornar “o simples ato de comprar um café o mais agradável possível”, a Starbucks possui estratégias de diferenciação que se baseiam principalmente no ponto de venda. Marca registrada da empresa, o nome do cliente escrito manualmente no copo de café gera milhares de postagens nas mídias sociais diariamente.

Além disso, a marca estabeleceu a ideia de “terceiro lugar” – o lugar mais frequentado por você depois de casa e trabalho. As lojas são equipadas com sofás, poltronas, tomadas elétricas, conexão de internet sem fio e áreas externas, estimulando a sensação de conforto. A estratégia de posicionamento baseia-se completamente no acolhimento do cliente.

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Pepsi – Só que Sim

Criada em 1899 e comercializada em mais de 75 países, a empresa de refrigerantes Pepsi recorreu a um posicionamento ousado e muito repercutido. Ciente de que ocupava o segundo lugar no segmento de refrigerantes de cola, a marca optou pela valorização do diferencial pré-estabelecido na mente dos clientes: “Só tem Pepsi, pode ser?”.

Adotado em 2010, o mote “Pode Ser” foi recentemente reformulado: “Só que Sim” dá continuidade à assinatura anterior, oferecendo ao consumidor novos motivos para recorrer à “segunda opção”. O posicionamento adotado pela empresa é inteligente no âmbito comunicacional – contornando a situação ao invés de confrontá-la de maneira exaustiva.

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Havaianas – Todo Mundo Usa

Produzida pela Alpargatas desde 1993, as Havaianas são um exemplo perfeito de redesenho de marca e posicionamento no Brasil. Comercializada a partir de um modelo único e com apenas três opções de cores, os primórdios da marca visavam princípios de acessibilidade – baixo custo. Com o passar dos anos, a empresa registrou queda no consumo – o público deixou lentamente de utilizar as sandálias, pois as mesmas eram associadas ao baixo poder aquisitivo.

O risco financeiro iminente e o salto de empresas concorrentes conduziram a marca a um novo direcionamento. A linha Havaianas Top surgiu em 1994 com 40 novos modelos e dezenas de opções de cores. O valor das sandálias aumentou em três vezes, e comerciais com celebridades passaram a ser veiculados em grandes redes televisivas. Desta forma, clientes de classe média foram rapidamente reconquistados, popularizando a empresa em território nacional e internacional.

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Fenadoce – O Doce Mais Doce do Brasil

Sediada em Pelotas (RS), a Fenadoce é uma feira anual que visa promover a cultura doceira e o turismo do município. Com fortes bases históricas e culturais, o evento reúne participantes de todo o Brasil e Mercosul: mais de 230mil pessoas compareceram à última edição, realizada em 2018.

A manutenção do engajamento para com o público ao longo do ano é realizada principalmente através das mídias sociais – como mascote, a marca utiliza a simpática “Formiga”, que interage com o público e diverte publicações. Além disso, são realizados concursos de “Corte” para a seleção anual de representantes – uma “Rainha” e duas “Princesas”. Eventos culturais e festivais também contribuem no processo de diferenciação da marca.

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