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Métodos práticos que se adequam ao seu negócio

Acredite: o Neuromarketing não é um bicho de sete cabeças. Qualquer setor relacionado à interação com pessoas pode utilizar-se deste método, que resulta em inúmeros benefícios econômicos e comunicacionais. Além de dirigirem-se ao público alvo com objetividade, campanhas planejadas levando em consideração os princípios do Neuromarketing incentivam uma compra rápida e aumentam a probabilidade de retorno do cliente.

Deixe o receio de lado e conheça alguns métodos práticos de aplicação do Neuromarketing para impulsionar o seu negócio:

 

Comunicação de marca

A comunicação de marca engloba toda e qualquer estratégia de comunicação, desde o posicionamento da empresa até a divulgação de preços e campanhas. Um posicionamento direto e centrado auxilia na atração objetiva do público alvo – principal objeto de pesquisa na hora de definir a comunicação de marca. Após definido o público, a esfera comunicacional pode ser trabalhada com exatidão, “sob medida”.

Neste momento, você pode utilizar as 10 dicas práticas em Neuromarketing para garantir produções assertivas.

 

Desenvolva conteúdos

Escreva conteúdos informativos acerca de sua área de atuação. Além da geração de engajamento, conteúdos voltados aos interesses do público alvo geram credibilidade. Para fomentar a atenção do cliente, estas produções podem contar com auxílio multimídia: vídeos, áudios, imagens, infográficos e textos. Mídias sociais podem ajudar na difusão: Blog, Facebook, Instagram, LikedIn, WhatsApp, etc.

 

Prova social

O Neuromarketing comprova a importância da prova social. O depoimento de um cliente confirmando a eficácia do produto pode ser mais influente que o marketing oficial. Ative avaliações nas mídias sociais, incentive-as. Acople depoimentos de clientes satisfeitos a materiais de divulgação – se possível, utilize vídeos e fotografias do cliente em questão.

 

Boa experiência de compra

Possibilite e trabalhe para que a experiência de compra seja excelente. Um bom atendimento amplia os níveis de dopamina, que gera a sensação de satisfação responsável pelo retorno breve do cliente. Atitudes como chama-lo pelo nome, fornecer brindes, proporcionar um ambiente agradável e dialogar com atenção são fundamentais no processo de atendimento. A própria embalagem do produto pode incentivar o cliente a retornar, mesmo que inconscientemente.

 

Ofereça brindes e vantagens

O fornecimento de brindes, presentes e vantagens de compra seguem o princípio psicológico de recompensa. Fomentar o desejo do cliente pela recompensa influencia na tomada de decisão, incentivando a compra de forma veloz e objetiva. Brindes e vantagens também funcionam como ativadores de dopamina (item “Boa experiência de compra”), incentivando o retorno e a fidelidade do consumidor.

 

Diálogo direcionado

Ao comunicar-se com o cliente, seja através de texto, vídeo, publicação on-line ou material impresso, lembre-se de utilizar termos diretos e exclusivos, como por exemplo “você”. A linguagem direta ativa os campos cerebrais Límbico e Reptiliano, atraindo a atenção imediata do público.

Para iniciar a aplicação prática e impulsionar seu negócio, retome nossa série em Neuromarketing:

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