CONHECIMENTO

Por: Isadora Tonini | Produtora de Conteúdo da Doss Propaganda

Se você tem um negócio e pretende não ser só mais um no mercado, é importante conhecer o conceito de propósito de marca. 

Adotado por líderes como Steve Jobs (Apple), Walt Disney e Jeff Bezos (Amazon), o propósito de marca além de conectar empresas a clientes, colaboradores e parceiros, é um excelente guia para estratégias de marketing – tão fundamentais para o crescimento e fortalecimento do negócio.

Mas, você já deve estar se perguntando: por onde começar na busca pelo propósito da minha marca? É importante que você compreenda, essencialmente, o que isso significa na lógica empresarial: 


O que exatamente é um propósito?

O propósito de marca pode ser compreendido como o ideal moral que move qualquer negócio. Este movimento abrange vários âmbitos: a relação junto dos colaboradores, clientes e parceiros, a captura de insumos, a apresentação de produtos e serviços e até mesmo a logística de produção.

 Você já se perguntou? Por que sua empresa faz o que faz? Que diferenciais o seu negócio oferece ao público-alvo? Como este objetivo profissional afeta a relação entre empresa/colaboradores, empresa/parceiros e empresa/clientes? Pensar nisso é essencial para definir um propósito de marca. Para ajudar você nessa missão, nós separamos duas dicas bem práticas, vamos lá:


        Dica #1: Compreenda o Golden Circle

Idealizado pelo autor americano Simon Sinek, o “Golden Circle” ou “Círculo Dourado” é uma fórmula essencial se você procura encontrar o propósito do seu negócio. 

O método consiste em questionar o seu negócio em três perguntas: 

  • Por Quê: Que crença está por trás de seu produto, serviço ou causa? O que te faz desejar entregar isto ao público? Que valores morais te conduzem à execução deste trabalho?
  • Como: Como você pretende fabricar e/ou oferecer seus produtos e/ou serviços? De que maneira planeja expandir sua causa? Que artefatos te auxiliarão neste processo?
  • O Quê: Quais são seus produtos e/ou serviços?

Aqui é  importante que você compreenda que o desejo de compra não se priva à qualidade de um produto ou serviço. Aliás, se você é daqueles que acredita que o seu diferencial é qualidade, infelizmente a sua marca não está sendo competitiva o suficiente no mercado. 

 

“O desejo de compra não se priva à qualidade de um produto ou serviço”. 

 

Nós já falamos aqui no blog, de forma mais minuciosa, de com você executar o  Golden Circle. 


        Dica #2: Comunique seu Propósito!

Fundamental à sedução e preservação de clientes, a comunicação do propósito de marca deve ser cuidadosamente planejada. Lembre-se de que a difusão deste diferencial também faz parte da nova estratégia adotada pela sua empresa e, portanto, deve corresponder a ela.

Aqui na Doss Propaganda, a gente costuma comunicar esse propósito depois de alinhar os seguintes passos: 

Definindo a voz de marca: tão essencial quanto entender sobre o seu propósito, é construir o tom e voz de marca do seu negócio. É aqui onde você vai delimitar um “tom” exclusivo que deve permear diálogos linguísticos, visuais, sonoros e sensoriais. Faça com que seus materiais e mensagens correspondam aos ideais promovidos pelo seu negócio.

  • Conte com Difusores de Opinião: a difusão de opiniões positivas do seu propósito e/ou marca instiga a curiosidade de potenciais consumidores. Busque influenciadores digitais, estabelecimentos, marcas e veículos de comunicação que correspondam aos seus ideais e firme parcerias.
  • Esteja Presente: mais que expressar, comunicar é aproximar-se. Invista em elos que vão fortalecer as relações entre empresa/clientes, empresa/parceiros e empresa/colaboradores. Manter-se por perto é essencial a uma marca que deseja fazer parte efetiva do cotidiano do público.

Além disso, contar com auxílio especializado é fundamental. Se você precisar daquela ajudinha para alinhar o propósito do seu negócio, venha tomar um café com a gente!

Ah, não esquece: se você gostou desse conteúdo, acesse nosso blog, lá tem várias outras dicas e ferramentas que podem auxiliar você a melhorar a comunicação e o marketing da sua empresa!

 

Comente