CONHECIMENTO

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Posicionamento de Marca: Teoria vs. Prática 

Teoria e prática são conceitos inseparáveis no processo de posicionamento de uma marca. Uma vez compreendidas, as concepções teóricas devem ser aplicadas e adaptadas conforme o funcionamento e as reações da empresa ou negócio em questão. Para auxiliar neste processo, podemos citar normas essenciais na efetividade do posicionamento a partir de tópicos simples: 


Conheça a clientela

Quem define as necessidades de um profissional, seja ele qual for, são seus clientes. As pessoas podem fazer muito pelo seu negócio – muitas vezes, mais do que você mesmo. Quando consciente acerca das imagens, símbolos e prioridades do cliente, você doma a capacidade de analisá-las para, em seguida, desenvolver técnicas embasadas em necessidades que já existem: “o que podemos fazer por você?”.


Busque espaços em branco

Apesar da cultura competitiva de mercado – aquela que prega que a disputa pelo mesmo posto é efetiva –, concentrar-se no próprio diferencial é fator fundamental (e verdadeiramente efetivo) de destaque. Bater de frente é exaustivo em todos os âmbitos: financeiros, publicitários e comunicacionais. Existem técnicas diferentes (e mais inteligentes) de contornar a situação. A diferenciação não somente participa do processo de posicionamento, mas faz-se fundamental na construção comunicacional da marca para com o público.


Apoie-se em imagens que já existem

Na era da supersaturação comunicacional, sacrificar-se para implantar um novo conceito é quase sempre inútil. Pense com inteligência: aproveite conceitos que já existem. O foco perante aos desejos, imagens e comportamentos que circundam a mente do cliente resultam na possibilidade de adequação da marca, de modo a supri-los, ampliando a relação de confiança e afetividade entre empresa e consumidor. Estes são, sem sombra de dúvida, os laços comunicacionais mais fortes.

Como-Posicionar-sua-Marca-no-Mercado


Persista e mantenha

Você já sabe: é o posicionamento que define a lembrança e fornece um espaço exclusivo para sua marca na mente do cliente. Entretanto, tão importante quanto posicionar-se, é manter um posicionamento firme e persistente. Para perpetuar, uma empresa deve manter-se fiel à sua estratégia, dando espaço a raríssimas mudanças de posição – de preferência aperfeiçoando-as.


Conte com o auxílio de profissionais

Bons profissionais de marketing podem ajudar no processo de pesquisa, desenvolvimento e manutenção de posicionamento. Além de técnicas apropriadas e experiência mercadológica, especialistas fornecerão um olhar diferenciado acerca da empresa em questão, observando vieses “invisíveis” ao empresário proprietário.

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