CONHECIMENTO

ecommerce

É fato: o E-Commerce cresce diariamente no Brasil. Apesar das oscilações econômicas frequentes, o comércio on-line encontrou maneiras de construir e aperfeiçoar um cenário amplamente favorável, que só tende a avançar.

Prática e esclarecida, a nova geração de compradores conectados surge em conjunto à difusão do acesso à internet e à popularização de smartphones. Realizada em 2019 pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP), a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas aponta a ativação e utilização de mais de 230 milhões de smartphones no Brasil, contabilizando um aumento de 10 milhões com relação ao ano anterior.

Ao mesmo tempo, o E-Commerce amplia visivelmente sua rede de usuários. Publicado pela Ebit, o relatório Webshoppers registra um aumento de 12% no comércio eletrônico entre 2017 e 2018. Segundo análises desenvolvidas pela mesma empresa, a tendência é que o E-Commerce cresça em 16% entre 2018 e 2019, mantendo o padrão de progresso frequente.

Saiba como investir na plataforma:

 

Defina o público-alvo

Você já sabe que um posicionamento bem estruturado faz toda a diferença. Na internet, não é diferente. Definir o público-alvo conectado à empresa é o primeiro passo. Desta forma, fica fácil buscar e desenvolver maneiras de abordá-lo linguística e visualmente. Além de alcançar a persona especificamente designada pelo vendedor, um posicionamento definido evita produções e gastos desnecessários.

Na internet, o processo de posicionamento apresenta uma vantagem específica: a ausência de fronteiras físicas. Este diferencial permite que públicos meticulosamente específicos sejam alcançados, ampliando possibilidades e favorecendo vendas.

 

Comunique-se diretamente

Lembre-se de que uma plataforma E-Commerce funcionará 24h. Esteja preparado para receber clientes e, principalmente, para comunicar-se diretamente com eles. Disponibilize redes sociais, números de telefone e chats. Quanto mais rápido (e fácil) for o retorno, maior será o contentamento do cliente.

Apesar de constantemente ativo, o trabalho voltado a plataformas de comércio eletrônico oferece maior flexibilidade: livre de horários comerciais convencionais, o empreendedor poderá executar sua função onde, quando e como quiser.

 

Invista em patrocínios

Ao contrário da rede de varejo convencional, plataformas E-Commerce viabilizam a concorrência igualitária: na internet, todos podem recorrer às mesmas ferramentas para anunciar e impulsionar postagens e/ou conteúdos.

Invista em ferramentas como o Google Ads e em técnicas SEO. Ações como estas ampliarão seu alcance orgânico e, consequentemente, abrirão novas portas para o seu negócio.

 

Acompanhe suas métricas

Ferramentas on-line possibilitam a visualização de métricas, planilhas e dados detalhados acerca de seu crescimento orgânico. Para acompanha-las, você pode contar com o auxílio de um profissional especializado. A supervisão de seus próprios números facilita o desenvolvimento de campanhas de fidelização, pesquisas de avaliação, entre outras vantagens.

Lembre-se que, na internet, as chances de fazer sucesso são ampliadas por uma série de fatores: ausência de gastos com amplas estruturas físicas, flexibilidade temporal, facilidade de segmentação, entre outros benefícios.

Adequar-se à plataforma on-line é, além de adaptar-se aos novos padrões de consumo, abrir as portas para a comodidade, a diversidade de produtos e públicos e, especialmente, para a possibilidade de prosperar.

Comente