CONHECIMENTO

    Preocupado com a redução no número de clientes?
Você não é o único. A pandemia de COVID-19 afetou as vendas de empreendedores de diversos setores e regiões. De acordo com o IBGE, seis em cada dez empresas físicas perceberam impactos financeiros significativos após o início da pandemia.

Quem chora vs. Quem vende lenços
Enquanto o comércio convencional é cercado pela insegurança, o E-Commerce explode no Brasil:

  • O E-Commerce cresceu em mais de 110% quando comparado ao mesmo período de 2019 (MCC-ENET);
  • No primeiro semestre de 2020, o E-Commerce faturou R$53,4 bilhões – 66,1% a mais do que no primeiro semestre de 2019 (NeoTrust|Compre & Confie);
  • No Brasil, o faturamento esperado para o E-Commerce em 2020 é de R$90 bilhões (NeoTrust).


Siga o conselho dos gigantes
Além dos pequenos negócios, gigantes nacionais e internacionais apostaram nas vendas digitais para continuarem em alta. Conheça dois exemplos: 

  • Walmart: Empresa com o maior faturamento do mundo, a rede varejista passou a integrar canais físicos e digitais, atualizando opções de entrega via aplicativo e adequando-se ao delivery. Estas atualizações renderam um faturamento estimado em U$41 bilhões (apenas on-line).
  • Reserva: Focada na venda de roupas masculinas, a empresa turbinou seus canais digitais com o auxílio de 600 colaboradores que, devido ao fechamento de lojas físicas, passaram a atuar exclusivamente on-line. A mudança rendeu um salto de mais de 50% nas vendas via E-Commerce. Atualmente, a companhia investe em um marketplace exclusivo para empreendedores.

Você já vende on-line (mesmo que não saiba disso)
De acordo com o relatório Thinkwithgoogle, 63% das experiências de compra registradas mundialmente começam on-line. Isso significa que boa parte dos seus consumidores já deu uma espiadinha em sua fachada virtual. 

Em um mercado onde a competitividade cresce dia após dia, seu negócio precisa de diferenciais que ultrapassam barreiras físicas. Mais que meras ferramentas comerciais, canais digitais são parte essencial do posicionamento de sua marca – ou seja, parte essencial do que te faz continuar vendendo.

  Mãos à obra!
Se você deseja ampliar o alcance de sua marca nos canais digitais, algumas atitudes simples poderão ajudá-lo a começar:


      #1 Foque em um nicho
Lojas especializadas em determinado produto ou setor são a maior tendência do mercado online atual. Com objetivos definidos fica mais fácil compreender o público-alvo e, consequentemente, melhorar a experiência de compra. Além disso, é provável que você conquiste mais clientes fiéis ao definir um nicho singular de atuação.

      #2 Escolha a plataforma correta
Hospede seu E-Commerce em uma plataforma confiável, prática e segura. Isso pode evitar problemas como falhas de conexão e armazenamento. Se possível, conte com uma agência especializada – a experiência é sua melhor amiga.

      #3 Facilite o pagamento
Lembre-se de que o seu maior desejo é facilitar a compra. Selecione métodos de pagamento viáveis, seguros e práticos. Dê ao cliente mais de uma opção.

      #4 Garanta a segurança de dados
O cuidado para com os dados fornecidos por clientes cadastrados é indispensável. Invista em um sistema antifraude para preservar informações privadas. Se necessário, conte com ajuda especializada.

      #5 Avalie questões logísticas
A organização e metodologia logística são fundamentais para o bom funcionamento de seu E-Commerce. Avalie esferas associadas ao transporte e distribuição, armazenamento, controle de estoque e  manutenção da plataforma de hospedagem do site.

      #6 Idealize o atendimento ao cliente
Sua loja online estará aberta 24h por dia. Um bom atendimento ao cliente pode interferir na decisão final de um comprador em potencial. Conte com o auxílio de colaboradores e ofereça diferentes opções de contato – chat, e-mail, WhatsApp, etc.

      #7 Invista em marketing digital
Seu E-Commerce precisa ser encontrado pelo público-alvo pré-definido por você! Soluções como Google Ads, técnicas de SEO, mídias sociais e Inbound Marketing podem ajudar – e muito – no desempenho de suas vendas. Se necessário, invista em auxílio especializado.

Pronto! Você já está preparado para dar o passo inicial. Agora, é só colocar as mãos na massa e fazer parte da porcentagem de um dos setores que mais cresce no país. Para mais conteúdos como este, não esqueça de acompanhar nossas redes sociais!

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