
3 Dicas Práticas Para Ampliar a Experiência de Compra On-Line
The Truth About Shopping: Experiência de Compra On-Line.
Altamente difundidos no Brasil e no mundo, os processos de compra e venda online ainda provocam receio e geram contradições entre comerciantes e consumidores. Este fato se dá principalmente porque, apesar de práticas e interativas, plataformas E-Commerce restringem a experiência convencional de compra – onde há toque, prova e interação social direta para com o fornecedor.
Desenvolvida pelo grupo McCann Truth Central, a pesquisa “The Truth About Shopping – A Verdade Sobre o Ato de Comprar” conta com 10mil entrevistas de consumidores distribuídos entre 11 países Sul e Norte Americanos. Globalizado com o auxílio de pesquisas qualitativas relacionadas, o estudo reúne dados que podem auxiliar no processo de análise e compreensão de comportamentos associados ao consumo e à fidelidade de clientes.
Confira três dicas práticas elaboradas a partir de “The Truth About Shopping” para tornar a experiência de compra online emocionalmente atrativa e efetivamente instigante:
Recorra ao melhor dos dois mundos
Quando questionados acerca do ato de “comprar”, 80% dos entrevistados demonstram a relação emocional direta do termo a lojas físicas, ignorando plataformas digitais.
Simultaneamente, a maioria dos participantes relata satisfação acerca da busca instantânea, organização e distribuição de layouts interativos proporcionadas por E-Commerces.
A análise de ambos os dados revela que, mais que reconhecidas e individualmente classificadas por potenciais consumidores, cada prática comercial apresenta vantagens subjetivas. Consequentemente, desenvolver práticas de marketing distintas para ambas as plataformas de venda é mais efetivo que observa-las (e trata-las) como rivais.
Além disso, “The Truth About Shopping” demonstra que 70% dos entrevistados veem o smartphone como uma excelente vitrine: uma ótima ferramenta de visualização, mas que não funciona como instrumento efetivo de finalização de compra. Novamente, este exemplo valida o fato de que ambas as plataformas apresentam particularidades individualmente valorizadas por consumidores.
Estime a organização
Apesar de reconhecerem melhorias estruturais aplicadas a lojas físicas na última década, consumidores apontam “desorganização”, “mau atendimento” e “ausência de informações” como alguns de seus principais problemas.
“Alguns parâmetros da experiência on-line que poderiam ser mais absorvidos pelo varejo off-line dizem respeito a uma melhor organização das lojas, com setores bem identificados e vendedores mais bem informados”, avalia Luiz Marques, planejador da agência de publicidade WMcCann, responsável pela supervisão do estudo no Brasil.
Primordial para o desenvolvimento de um E-Commerce funcional, um layout prático e acessível demonstra eficácia no processo de atração e encantamento de potenciais clientes. “The Truth About Shopping” aponta que mais de 50% dos consumidores que tiveram experiências com plataformas de E-Commerce nos últimos seis meses acreditam na compra exclusivamente online no futuro.
Preze a relação (teoricamente) direta
Em “The Truth About Shopping”, a agência WMcCann adequou consumidores a cinco perfis pré-definidos. São estes:
- Robótico: 6% da média mundial, compradores robóticos agem mecanicamente, não apegando-se a pensamentos ou explicações aprofundadas.
- Estudante: 39% da média mundial, estudantes estão amplamente dispostos a aprender acerca de novos produtos.
- Apaixonado: 14% da média mundial, compradores apaixonados são frequentemente seduzidos por ofertas, experiências de compra e tratamento especiais.
- Explorador: 14% da média mundial, exploradores estão dispostos a buscar novas e diversas experiências.
- Lutador: 20% da média mundial, o perfil lutador é o mais comum entre os brasileiros. Armados com perguntas e desafios, lutadores estão preparados para exigir o melhor das marcas.
Entre consumidores brasileiros, os perfis são distribuídos da seguinte forma:
- Robótico: 3%
- Estudante: 23%
- Apaixonado: 14%
- Explorador: 17%
- Lutador: 40%
Essencial para o estabelecimento de relações teoricamente diretas, o reconhecimento e análise do público-alvo faz parte do processo de adaptação on-line da experiência física de compra. Alie-se à linguagem visual pré-definida pelo processo de posicionamento de marca. O desenvolvimento de uma política de privacidade realmente direcionada à proteção de clientes e seus dados pessoais é igualmente importante.
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