CONHECIMENTO

Você já ouviu falar em “Exposição de Marca”? Essencial para o crescimento e difusão de seu negócio, esta concepção gira em torno da quantidade de marcas com as quais nos deparamos ao longo de um determinado período de tempo. Protagonista fundamental para a compreensão deste conceito, a “exposição” – ou, em primeira pessoa, “visualização” – se dá através de mídias digitais ou impressas que podem englobar outdoors, mídias sociais e televisivas, revistas, rótulos e mais.

Conduzida pela companhia de produção de mídias Media Dynamics, uma pesquisa publicada em Setembro de 2014 aponta que, atualmente, uma pessoa comum entrará em contato com cerca de 5mil marcas ao longo de 24h – em contrapartida, uma pessoa comum consumava entrever cerca de 2mil marcas durante o mesmo período de tempo na década de 80. Para compreender este crescimento potencial, devemos levar em consideração fatores como a globalização e, é claro, a democratização do acesso à internet.

Além de difundir valores como o posicionamento e a ideologia de determinada empresa, a exposição de marca insere determinados negócios ao nosso cotidiano de maneira engenhosa e sutil, conquistando espaços consideráveis de nossas mentes.

Além disso, o estudo anteriormente citado demonstra que, em um dia: 

  • Somos expostos a mais de 5mil marcas;
  • Entre estas, cerca de 360 são anúncios publicitários;
  • Entre estes, percebemos conscientemente cerca de 150 anúncios;
  • Entre estes, memorizamos cerca de 86;
  • Entre estes, 12 produtos ou serviços provocarão em nós reações de engajamento (curtindo, comentando, adquirindo, etc).

O que estes números podem nos dizer? Que, apesar do crescente número de marcas atreladas ao cotidiano de grande parte da população mundial, o interesse desenvolvido por determinados produtos e serviços é mentalmente filtrado e inconscientemente limitado. Como atingir o meu público-alvo sem que a minha marca se perca entre milhares de empresas concorrentes? Planejamento é a chave.

Para funcionar efetivamente, a exposição de marca deve contar com um extenso planejamento prévio que incluirá etapas como a experiência, a frequência e o foco. Mantenha-se atento ao posicionamento, à definição do público-alvo e especialmente ao investimento linear.

Gostou do conteúdo? Confira nosso blog para mais artigos relacionados.

Comente