
Identidade Visual: Sua Marca Precisa de Um Rosto
Você é bom de memória?
Que tal começar a leitura de hoje com um desafio? Você consegue prognosticar as marcas abaixo a partir das descrições de seus logotipos? Dê uma espiada:
- Marca Um: Um círculo amarelo e um círculo vermelho são postos lado a lado, sobrepondo um ao outro.
- Marca Dois: Uma letra M arredondada e amarela sobrepõe um fundo vermelho.
- Marca Três: Uma maçã prateada recebe uma mordida.
Se você identificou uma ou mais marcas, está na hora de pensar na importância da identidade visual.
E se você não tivesse um rosto?
Você já pensou em como se apresentaria às pessoas se não tivesse um rosto, nome ou assinatura? A ausência de imagens torna lembranças vagas e facilmente substituíveis. Ao apresentar-se sem um rosto, você corre o risco de ser esquecido no dia seguinte. O mesmo ocorre com a sua marca.
Marcas têm rostos?
Sim! A identidade visual funciona como a face de uma marca, produto ou campanha. Para tanto, este processo utiliza-se de elementos como grafismos, fontes e cores. No geral, uma identidade visual começa a partir do logotipo – em seguida, são produzidos websites, postagens para mídias sociais, papelaria, uniformes e até materiais para transformar o ponto de venda.
Não basta ser lembrado!
Apesar de essencial, ocupar um espaço no imaginário do consumidor pode não ser o suficiente. Quando produzida por uma equipe especializada, a identidade visual de uma empresa é idealizada a partir de valores e princípios diretamente associados à marca. Este processo garante que você não seja lembrado pelos motivos errados.
Certo, mas e depois da identidade visual?
Depois de definir uma identidade visual compatível à sua empresa, você deverá tomar cuidado para com a manutenção imagética. Em um mercado cada vez mais competitivo, manter-se em movimento é essencial.
Apesar de duradoura, a identidade visual de uma empresa pode (e deve!) mudar, adaptando-se a pautas e valores em evidência. Gigantes como o Google, o Windows e a própria Amazon já passaram por processos de reformulação.
Identidade visual e posicionamento andam lado a lado!
E se o símbolo mais bonito do mundo não significasse nada para você? Mais que uma imagem, a identidade visual representa características e diferenciais que apontarão crenças e princípios promovidos pela sua marca. Para garantir uma personalidade eficaz e realmente atrativa a potenciais consumidores, posicione-se.
Gostou do conteúdo? Nestes momentos, é essencial lembrar-se de que a experiência é sua melhor amiga. Busque auxílio especializado e, para mais postagens como esta, acompanhe-nos nas redes sociais!