CONHECIMENTO

Você é bom de memória? 

Que tal começar a leitura de hoje com um desafio? Você consegue prognosticar as marcas abaixo a partir das descrições de seus logotipos? Dê uma espiada: 

  • Marca Um: Um círculo amarelo e um círculo vermelho são postos lado a lado, sobrepondo um ao outro.
  • Marca Dois: Uma letra M arredondada e amarela sobrepõe um fundo vermelho.
  • Marca Três: Uma maçã prateada recebe uma mordida. 

Se você identificou uma ou mais marcas, está na hora de pensar na importância da identidade visual. 

 

E se você não tivesse um rosto? 

Você já pensou em como se apresentaria às pessoas se não tivesse um rosto, nome ou assinatura? A ausência de imagens torna lembranças vagas e facilmente substituíveis. Ao apresentar-se sem um rosto, você corre o risco de ser esquecido no dia seguinte. O mesmo ocorre com a sua marca. 

 

Marcas têm rostos? 

Sim! A identidade visual funciona como a face de uma marca, produto ou campanha. Para tanto, este processo utiliza-se de elementos como grafismos, fontes e cores. No geral, uma identidade visual começa a partir do logotipo – em seguida, são produzidos websites, postagens para mídias sociais, papelaria, uniformes e até materiais para transformar o ponto de venda. 

 

Não basta ser lembrado! 

Apesar de essencial, ocupar um espaço no imaginário do consumidor pode não ser o suficiente. Quando produzida por uma equipe especializada, a identidade visual de uma empresa é idealizada a partir de valores e princípios diretamente associados à marca. Este processo garante que você não seja lembrado pelos motivos errados. 

 

Certo, mas e depois da identidade visual? 

Depois de definir uma identidade visual compatível à sua empresa, você deverá tomar cuidado para com a manutenção imagética. Em um mercado cada vez mais competitivo, manter-se em movimento é essencial. 

Apesar de duradoura, a identidade visual de uma empresa pode (e deve!) mudar, adaptando-se a pautas e valores em evidência. Gigantes como o Google, o Windows e a própria Amazon já passaram por processos de reformulação. 

 

Identidade visual e posicionamento andam lado a lado!

E se o símbolo mais bonito do mundo não significasse nada para você? Mais que uma imagem, a identidade visual representa características e diferenciais que apontarão crenças e princípios promovidos pela sua marca. Para garantir uma personalidade eficaz e realmente atrativa a potenciais consumidores, posicione-se

Gostou do conteúdo? Nestes momentos, é essencial lembrar-se de que a experiência é sua melhor amiga. Busque auxílio especializado e, para mais postagens como esta, acompanhe-nos nas redes sociais!

Comente