CONHECIMENTO

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Como o Design pode ajudar no posicionamento

Quando desenvolvido por profissionais capacitados, o design faz parte essencial da fundação e funcionamento de uma marca ou empresa. Em conjunto, a direção de arte e o planejamento publicitário direcionarão a visão do cliente e o posicionamento de determinado produto ou corporação.

 

Parte das etapas primordiais de criação e direcionamento, o logotipo compõe o campo visual do planejamento – imagens, símbolos, formas, grafismos, etc. Independente da simplicidade ou complexidade, o logo deve (implicitamente) transmitir o “clima”, as mensagens, os status e valores empresariais propostos pela empresa.

 

Futuramente, a grafia do logo remeterá a outros signos associados à marca através do posicionamento. Um exemplo popular é o logotipo da Coca-Cola. Marcante e facilmente reconhecida, a grafia do logo não remete apenas à empresa, mas aos valores de participação, felicidade, união e até mesmo a datas comemorativas como o Natal.

 

Além do campo visual de planejamento, o design e o posicionamento poderão contribuir na definição de elementos não-visuais – cheiros, sons, ambientes, arquitetura, entre outros. Muitas marcas optam pela utilização de sonoplastia (canto e/ou melodia), mascotes (ex. McDonalds) e design fixo para embalagens e estabelecimentos (ex. Apple).

 

Design e estratégia:

Após definir os campos visuais e não-visuais, a marca ou empresa deve conscientizar-se acerca da manutenção de posicionamento, perpetuando valores, ideais e propósitos. Atualizações regulares também fazem parte do processo. A MTV, por exemplo, opta por manutenções pontuais do logo mantendo uma base fixa definida, que já faz parte da identidade da marca.

 

Com a globalização, o fácil acesso aos meios de comunicação e o empreendedorismo em evidência, a competitividade entre marcas é frequentemente fomentada, tornando consumidores mais exigentes. Quando bem segmentada, uma marca é favorecida pela capacidade de atingir o campo emocional de seus clientes potenciais, desenvolvendo relações fiéis e duradouras em um mercado em constante mutação.

 

No processo de posicionamento e desenvolvimento de marca, o design tem muito a oferecer. Nos mais diversos âmbitos, ferramentas e planejamentos comunicacionais auxiliam na diferenciação, no foco e no direcionamento de empresas, produtos e associações – sempre no ritmo apropriado, de acordo com as variações do mercado.

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