
Marketing Digital: Sua Empresa na Web
Como o marketing digital pode impulsionar seu negócio?
Na web, o marketing digital se mostra cada vez mais eficaz, principalmente para PMEs (Pequenas e Médias Empresas). Com benefícios exclusivos e facilidades econômicas, as mídias digitais gradualmente conquistam espaços anteriormente ocupados por mídias impressas, radiofônicas e televisivas.
Segundo o relatório de economia digital desenvolvido pela Conferência das Nações Unidas Sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o número de Brasileiros com acesso à internet ultrapassou 120 milhões em 2017. Com cerca de 59% da população conectada, o país fica em 4º lugar no ranking mundial de usuários de internet, perdendo apenas para os EUA, Índia e China.
As consequências deste novo viés publicitário já são visíveis: transformadas em grandes “vitrines” virtuais, as mídias sociais são frequentemente acessadas antes que o cliente saia de casa. Durante o acesso, ele busca respostas para questões fundamentais:
- Encontrarei o que preciso?
- Qual a faixa de preços?
- Quais as avaliações dos demais usuários?
Como o Design pode ajudar
No marketing digital, devemos nos adequar ao conceito de velocidade. Objetivas e diretas, as mídias sociais de sua marca devem ser capazes de transmitir o posicionamento geral da empresa no menor tempo possível – em um clique.
Optar por serviços qualificados de criação visual, fotografia, layout e conteúdo é fundamental para o desenvolvimento e manutenção de veículos midiáticos para web. As atualizações de endereço, contato e estoque devem ser mantidas e adaptadas para o acesso via dispositivos móveis.
A mágica do conteúdo
O desenvolvimento de conteúdos relacionados ao segmento da empresa também são um canal instigante para o público. Estratégias de SEO (Search Engine Optimization) podem auxiliar no posicionamento de mídias sociais durante buscas orgânicas – você na primeira página –, possibilitando o diálogo direto para com potenciais clientes em nichos específicos e direcionados.
O primeiro passo para o início do desenvolvimento de conteúdo é o estudo da estratégia de marketing digital definida: com que objetivo o conteúdo será gerado e quem ele pretende alcançar? Neste processo, a análise do público e de seus desejos é fundamental.
A produção de um conteúdo objetivo, simples e direto também faz parte do estilo linguagem direcionado às mídias on-line. O uso de termos que se adequem à realidade dos consumidores auxilia na compreensão e fomenta o interesse do leitor, que reconhece a eficiência da empresa ao lidar com o tema proposto.
Mídias sociais também podem ajudar no processo de disseminação de conteúdo: ferramentas disponibilizadas por desenvolvedores para o patrocínio de postagens auxiliam no alcance de novos clientes em potencial. Velozes e instantâneas, as web mídias são um canal popular e de diálogo entre empresa e consumidor. A atualização destes canais é fundamental para a imagem da marca na internet.
Conte com auxílio profissional
Cada vez mais empresas especializadas em marketing e publicidade focam na produção de conteúdos direcionados exclusivamente à web – Website, Facebook, Instagram e demais mídias sociais. Além do desenvolvimento de layout e linguagem visual, uma agência poderá analisar o comportamento do público segmentado na internet, produzindo e atualizando conteúdos “sob medida” para a marca contratante.