CONHECIMENTO

Frequentemente confundidos por profissionais alheios ao setor comunicacional teórico, os conceitos de “Marketing” e “Propaganda” geram dúvidas e incertezas constantemente debatidas por publicitários, empreendedores e simpatizantes. Saiba mais: 

O Marketing

De acordo com a organização “American Marketing Association”, o conceito de Marketing consiste em “uma atividade, um conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas”. Resumidamente, este setor comunicacional pode ser definido como uma série de estratégias e técnicas que visam comunicar clientes, parceiros e sociedade em geral acerca de soluções e serviços prestados por determinada empresa.

Mais que a essência de um negócio, o Marketing deve alinhar-se a todos os setores de um negócio – da idealização à produção, e da produção à venda. Estas ramificações garantirão atividades planejadas de modo a atrair e conquistar telespectadores que tornar-se-ão clientes, parceiros e colaboradores.

A Propaganda

De acordo com o CENP (Conselho Executivo das Normas Padrão), a Propaganda consiste em “qualquer forma remunerada de difusão de ideias, mercadorias, produtos ou serviços”. Além disso, este setor comunicacional pode ser definido como um mecanismo de captura que busca apanhar um espaço permanente na mente do espectador.

Neste processo, linguagens verbais, visuais e musicais são ferramentas frequentemente incorporadas a peças ou campanhas que estimulam a familiarização para com a estratégia de marketing e, é claro, incentivam a compra – que não se priva a um produto ou serviço, mas se estende a linhas ideológicas de posicionamento

A Conexão Entre Marketing e Propaganda

Resumidamente, o Marketing atua como ação de planejamento e definição de um posicionamento que, em seguida, será comunicado ao público através de Propagandas transmitidas com o auxílio de veículos midiáticos.

A conexão primordial entre o Marketing e a Propaganda pode ser exemplificada da seguinte maneira: enquanto o Marketing decide qual e através de que estratégia determinado produto passará a ser vendido, a Propaganda usa de artifícios comunicacionais que visam incentivar a compra.

Desta forma, compreendemos que a Propaganda não surte efeito sem Marketing e vice-versa.

Comente