CONHECIMENTO

Mas, afinal, a tecnologia é ou não uma aliada do marketing das empresas? Ou melhor, a tecnologia por si só é ou não capaz de garantir bons resultados para a comunicação estratégica de um negócio? Chegou a vez de falarmos sobre Martech – tanto para você que já sabe o que isso significa quanto para você que caiu de paraquedas no assunto. Boa leitura! 

O que é Martech? 

Da junção entre “marketing” e “technology” surgiu o conceito Martech. Mais comum dentro do universo das startups, ele caracteriza qualquer ferramenta que tenha como objetivo otimizar/automatizar uma campanha ou estratégia de marketing.  

Para você ter uma ideia, apenas em 2021 a indústria de Martechs movimentou US$ 122 bilhões, de acordo com dados da Universidade de Bristol e a BDO.  

Na prática, podemos dizer que as Martechs mais utilizadas atualmente são: 

  • Google Analytics; 
  • Softwares de automação de marketing, que realizam fluxos de nutrição e qualificação de leads; 
  • CRM; 
  • Disparadores de e-mail marketing; 
  • Ferramentas que contribuem para a gestão de redes sociais.  

Uma Martech trabalha: 

  • Gestão de processos; 
  • Automação de marketing; 
  • Funil de vendas; 
  • Relacionamento com o consumidor; 
  • Mensuração de resultados.  

Resumidamente, as Martechs são soluções criadas para simplificar e precisar o trabalho dos profissionais do setor de marketing. Elas ajudam o marketing a atrair, conquistar e fidelizar consumidores. E é claro que sem o auxílio da tecnologia isso se torna bem mais difícil atualmente. 

Inclusive, foi o próprio desenvolvimento da tecnologia que mostrou a necessidade dessas novas soluções, as quais hoje conhecemos como Martechs. Afinal, com a comunicação cada vez mais fragmentada e espalhada em centenas de pontos de contato, bem como a rapidez e a instantaneidade de um público muito mais interativo e preparado, tornou o trabalho manual uma missão impossível. 

No entanto, a principal reflexão que queremos propor a você é a seguinte: até que ponto o fracasso ou o sucesso de uma campanha de marketing está relacionado à utilização ou não dessas ferramentas? Ou será que o resultado do marketing, seja ele positivo ou negativo, depende de fatores que vão muito além da tecnologia em si? 

Diferença entre Marketing Digital e Martech 

Antes de prosseguirmos com a reflexão, vale fazer um adendo importantíssimo. Na verdade, uma diferenciação. Marketing Digital e Martech são duas coisas diferentes, por mais que estejam inseridas em contextos muito parecidos.  

Para facilitar seu entendimento, aqui estão as diferenças entre ambos os conceitos: 

Marketing Digital: engloba toda a estratégia criada com objetivos específicos, bem como a execução das campanhas e a mensuração dos resultados.  

Martech: diz respeito à utilização de ferramentas tecnológicas para simplificar e precisar a estratégia de Marketing Digital.  

Portanto, apesar de estarem interligados na maior parte do tempo, são dois conceitos distintos. Voltando ao assunto principal do conteúdo…  

Por que uma Martech não é garantia de sucesso para o marketing do seu negócio? 

Que a tecnologia é capaz de tornar o trabalho do marketing mais simples e preciso já comentamos anteriormente. Porém, precisamos alertar você a respeito de alguns aspectos importantes relacionados ao tema. 

Em primeiro lugar, tenha em mente que contar com uma Martech não é garantia de sucesso, muito pelo contrário. Para atingir um bom desempenho, a tecnologia não pode estar sozinha. É fundamental que a empresa como um todo, ou no mínimo a área de marketing, esteja preparada para mudar algumas mentalidades e focar mais em uma cultura orientada a dados.  

Isso significa que o time deve conhecer as ferramentas disponíveis e saber aproveitá-las ao máximo possível, a fim de otimizar o trabalho e os resultados. Basicamente, uma Martech exige uma nova maneira de pensar para atingir as expectativas desejadas.  

Outro ponto extremamente relevante é que a chegada de uma Martech não substitui a criatividade, a necessidade de testes, a análise em tempo real e a execução das mudanças que forem necessárias. Sim, ela torna o trabalho mais simples e traz muitas novas possibilidades, mas não exclui o fato de que ótimos profissionais na área de marketing faz toda a diferença.  

Com isso queremos dizer que não possibilita que sua empresa economize financeiramente desligando profissionais ou até mesmo contratando outros menos qualificados, consegue entender? Bons resultados dependem de investimento – e nesse caso não estamos nos referindo apenas em investir em uma Martech, mas sim em pessoas também.  

Em suma, apenas uma Martech não é garantia de sucesso para o marketing do seu negócio. Por outro lado, uma poderosa ferramenta muito bem entendida e utilizada, e um time muito bem capacitado é uma das melhores receitas de sucesso que já existiu. Não tenha apenas ferramentas, tenha os melhores profissionais para pilotar essas ferramentas.  

Agora é com você. Queremos saber sua opinião sobre Martech! Deixe aqui nos comentários sua visão sobre esse assunto tão presente no dia a dia de muitas empresas.  

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