
Neuromarketing: 10 dicas práticas
Como usar o Neuromarketing ao seu favor
Os estudos em Neuromarketing são extensos e já chegaram a conclusões valiosas acerca do comportamento humano sob estímulos publicitários. Você também pode utilizar estes exemplos para impulsionar seu negócio, adequando-os à sua esfera mercadológica.
Conheça 10 conclusões obtidas através de estudos neurocientíficos no campo de marketing e comunicação:
1 – Invista em estímulos visuais:
A utilização de imagens é mais efetiva que a utilização de textos. Vídeos e fotografias relacionadas ao assunto abordado facilitam a compreensão e influenciam na persuasão. O uso de estímulos visuais que sintetizem uma mensagem são mais eficazes, tornando mídias sociais essencialmente visuais (Instagram, Pinterest, etc.) excelentes veículos de transmissão e influência.
2 – Rostos e olhares são atrativos confiáveis:
A presença de rostos de pessoas, especialmente sorrindo, funciona como um gatilho atrativo em materiais publicitários. A inserção de pessoas sorridentes desperta interesse e confiabilidade, atraindo a atenção do público.
3 – Invista na embalagem:
Uma embalagem esteticamente atraente pode ser mais efetiva que o produto em si. Estudos de neuroimagem (observação da atividade cerebral durante a exposição a determinada figura) concluíram que consumidores são atraídos por embalagens de tons vibrantes e materiais brilhantes. Pacotes que indicam componentes naturais estão entre as opções mais rejeitadas.
4 – Transmita mensagens através das cores:
As cores estão diretamente conectadas a uma extensa gama de emoções. À primeira vista, 62% da percepção do cliente acerca no produto se dá pela tonalidade. Quando compreendidos, os “significados” relacionados às cores podem auxiliar no desenvolvimento da logo, do website, do produto e da embalagem.
5 – Na hora da decisão, menos é mais:
Uma quantidade exacerbada de opções dificulta a escolha e dispersa o consumidor, que acaba não optando por nada. No Neuromarketing, essa reação é denominada “paralisia de decisão”. Por outro lado, um número reduzido de opções resulta em escolhas mais assertivas.
6 – O medo da perda impulsiona a compra:
A escassez de determinado produto funciona como um gatilho impulsionador de compra. Produtos exclusivos e limitados, quando anunciados desta forma, ativam no consumidor a reação temerosa à perda, impulsionando a tomada imediata de atitudes.
7 – Aplique sua estratégia aos layouts On-line:
Além das cores, fatores como fontes e layout influenciam possíveis decisões de compra. Outros aspectos de influência incluem a disponibilização de depoimentos de clientes, certificações e widgets sociais. Layouts verticais também são mais eficazes no engajamento, pois incentivam a rolagem da página.
8 – Confie no cliente:
A demonstração de confiança à primeira vista contribui no processo de construção de relacionamentos e, consequentemente, de um público fiel. Quando demonstrada, a confiança tende a gerar reciprocidade e correspondência – confie no cliente e ele provavelmente confiará em você. No marketing, a confiança pode ser manifestada através de benefícios de compra: uma versão para teste de seus produtos, garantia, variedade de opções de pagamento, entre outros.
9 – Compare preços e apresente vantagens:
O preço é fator fundamental na hora da decisão de compra. Quando comparado – aos preços do concorrente, aos preços pré-promoção, aos preços individuais (no caso de combo), entre outros – a probabilidade de compra é maior. Um preço acessível e visivelmente reduzido oferece ao cliente a sensação de vantagem e gratificação. Brindes funcionam da mesma forma.
10 – Repita:
Uma vez estabelecidos, padrões como slogans, cores e fontes devem ser reutilizados, mantendo-se fieis à ideia inicial. A repetição, além de fazer parte da fixação da identidade de marca, chama a atenção do consumidor.
Dadas as dicas, cabe ao administrador desenvolver a própria estratégia de marketing, adequando-a ao próprio setor. Acompanhe nossa série sobre Neuromarketing e saiba como tirar este método do papel:
- O que é e como funciona o Neuromarketing?
- Neuromarketing: 10 dicas práticas
- Como aplicar o Neuromarketing?