
No momento atual, que estratégia devemos seguir?
A pandemia de COVID-19 no Brasil e no mundo trouxe consigo uma onda de temores, dúvidas e inseguranças. Potencializada pela era digital, que nos cerca de ruídos e incertezas acerca dos fatos, a crise provocada pelo Coronavírus afetou profissionais e empreendedores, segregando-os da seguinte maneira:
- Os Conspiradores: Negam a veracidade dos fatos e compreendem a pandemia como uma grande invenção midiática. Influenciados por líderes e falsas verdades, têm visão e perspectivas vedadas acerca do cenário socioeconômico atual.
- Os Apavorados: Exageradamente preocupados, ansiosos e receosos acerca do futuro. Altamente prejudicados pelo pânico, são incapazes de tomar decisões racionais a longo prazo.
- Os Racionais: Apesar de conscientes acerca da gravidade do que ocorre no cenário socioeconômico mundial, prezam pela análise crítica que viabiliza a busca por soluções e perspectivas racionalmente viáveis.
Acho que você já sabe em qual destes grupos deseja estar, não é mesmo? A Doss Propaganda também. Pensando nisso, preparamos cinco dicas simples que pretendem, de forma coerente e racional, auxiliá-lo no processo de tomada de decisões e análise dos fatos. Confira:
Monte um plano de negócios
Seja realista e racional durante a elaboração de um plano de negócios. Nele, cite e introduza ações, campanhas e procedimentos que englobem atitudes que elevarão sua empresa durante e após o período afetado pela crise. Em seguida, pense e aja de modo a praticar verdadeiramente as operações propostas por você.
Comunique-se através de canais digitais
A utilização de canais digitais como as mídias sociais são uma excelente e contemporânea maneira de informar clientes com o auxílio de conteúdos planejados e estrategicamente posicionados. É hora de dar voz à sua marca perante a crise. Estude o assunto e, em seguida, comunique seu público acerca das perspectivas e atitudes tomadas por sua empresa durante e após a pandemia.
Não confunda comunicação com oportunismo
Na grande maioria dos casos, o público sabe quando e como está sendo enganado, portanto, não seja oportunista. Comunique-se de maneira clara, sincera e objetiva. Ao informar, certifique-se da veracidade e objetivo dos dados.
Evidencie seus diferenciais
A competitividade entre empresas é uma característica potencialmente evidenciada por crises socioeconômicas. Por este motivo, destacar diferenciais verdadeiros (que não se privem à qualidade dos produtos, à estrutura da empresa ou ao atendimento ágil) é essencial para atrair, conquistar e preservar clientes.
Seja a voz da esperança
Inspire empreendedores, profissionais, colaboradores e clientes através de um discurso firme, verdadeiro e motivador. Pratique a empatia, consuma conscientemente, apoie pequenos negócios. Palavras e atitudes são fatores instigantes determinantes no processo de retomada da economia e, é claro, da esperança.
Planeje, aja e confie. Estamos juntos no combate à COVID-19!
Assista esse vídeo, clique abaixo.