CONHECIMENTO

Apesar do sentimento de negação e pré-julgamento que esta afirmação pode causar, você compra livros pela capa.

Com isso não queremos dizer que julgamos obras pelas suas capas, e sim que o apelo gráfico que envolve um livro faz parte essencial do processo de atração que seduz e conquista o leitor, convidando-o a desbravar as páginas seguintes. Analise conosco:

Através da capa, temos o primeiro contato para com o nome do autor – seus prêmios, best-sellers e livros anteriormente publicados. No caso de autores famosos, seremos atraídos pelas memórias que – com o auxílio da mídia, web, cinema e indicações de influenciadores – nutrimos acerca de sua escrita e enredos. No caso de novos autores, seremos instigados pela curiosidade que comentários realizados pela crítica – no geral inseridos na contracapa – fomentarão.

Mais do que isso, um título intrigante e conceitual pode, além de fazer referência ao enredo do livro que temos em mãos, nos conduzir à sinopse e à orelha da obra que captou nossa atenção. A disposição gráfica da capa traz consigo a mesma função – ilustrações, fontes, colagens e diagramação podem dizer muito sobre uma história e seus aspectos narrativos.

Ficou curioso sobre este processo? Confira alguns dos incentivos que, através da capa, podem conduzi-lo a comprar um livro: 

  • Design primoroso; 
  • Gatilhos mentais; 
  • Autores famosos;
  • Best-sellers ou séries de grande repercussão;
  • Selos de indicação a um público específico;
  • Acabamento dos materiais utilizados na impressão da capa;
  • Títulos curiosos e instigantes;
  • Frases de efeito.

Diretamente interligado aos processos que antecedem a publicação de um livro – planejamento, escrita, revisão, edição, entre outros –, o design de capa é, no geral, profundamente estudado e desenvolvido de modo a encaixar-se ao enredo da obra, captando a atenção de possíveis leitores. Esta é a “embalagem” de um livro. Mais que um espaço ilustrativo, uma capa resume anos de preparação e diligência.

Em um mercado cada vez maior e mais competitivo, tornam-se grandes sucessos os livros que, através de uma análise prévia impecável, oferecem aos seus leitores os melhores atrativos e estímulos visuais, emocionais e comerciais.

 Ao pensar no seu negócio, lembre-se do dilema do livro. Qual é a capa da sua empresa hoje?

Comente