
O que é e como funciona o Neuromarketing?
Como a neurociência pode impulsionar suas vendas
Com clientes amplamente exigentes públicos cada vez mais segmentados, é essencial buscar técnicas que se adequem à mente do novo consumidor, compreendendo e suprindo suas necessidades. Considerado por estudiosos e teóricos de comunicação o “futuro do marketing”, o Neuromarketing une ciência e técnicas publicitárias com a finalidade de captar e alcançar a mente do cliente com objetividade.
“Neuromarketing” consiste na união dos termos “marketing” e “neurociência” (o estudo científico do sistema nervoso). Através do Neuromarketing, somos capazes de analisar o rumo racional de um potencial cliente: por que ele escolheu determinada marca? O que o torna fiel a ela?
Para compreender os princípios do Neuromarketing, partimos de três preceitos cerebrais fundamentais na neurociência:
- Cérebro Reptiliano: Âmbito cerebral responsável por sentimentos primários e de sobrevivência (batimentos cardíacos, respiração, fome, raiva).
- Cérebro Límbico: Âmbito cerebral responsável por emoções complexas e sensações relacionadas aos cinco sentidos (tato, olfato, visão, audição e paladar).
- Neocórtex: Âmbito cerebral responsável pela tomada de decisões racionais e interação social.
No processo de alcance ao Neocórtex (tomada da decisão, compra), os demais âmbitos atuam como receptores primários da informação, ou seja, os campos Reptiliano e Límbico são os primeiros impactados pelas estratégias de marketing.
Quando compreendidos, os impulsos e motivações podem auxiliar no processo de segmentação de marca, apontando estratégias de marketing efetivas. Na esfera comunicacional, o Neuromarketing pode ser usado para:
- Desenvolvimento de Branding: Processo de criação e posicionamento de marca, seleção do público alvo e de preceitos mobilizadores.
- Design de Produto: Formato, apresentação, embalagem e design do que será vendido.
- Estratégia Publicitária: Desenvolvimento de campanhas publicitárias efetivas, diretas e atrativas.
- Estratégia Web: Criação de plataformas online com capacidade de persuasão e incitação de interesses.
- Ponto de Venda: Elaboração e composição de um ambiente que propicie e motive o consumidor a tomar decisões, optando pela compra.
A compreensão e identificação de comportamentos cerebrais é essencial para o desenvolvimento de produtos e estratégias de venda objetivas, que podem estar relacionadas a estímulos como cores, símbolos, odores e até mensagens subliminares – desde a cor da embalagem, até o cheiro do ponto de venda.
Entretanto, como decidir o que será efetivo para que seu público alvo tome decisões positivas acerca de sua marca? Como começar? Que estímulos provocar? Quem persuadir? Acompanhe nossa série sobre Neuromarketing:
-
- O que é e como funciona o Neuromarketing?
- Neuromarketing: 10 dicas práticas
- Como aplicar o Neuromarketing em sua marca?