CONHECIMENTO

Empresa por trás de uma legião de leais e aficionados fãs, a Harley Davidson faz jus à paixão diretamente atrelada ao processo de criação e difusão da marca. Proprietária de um legado que ultrapassa os US$10bilhões, a empresa passou as últimas décadas criando e fortalecendo um posicionamento fiel e comprovadamente eficaz.

Criada pelos amigos William S. Harley e Arthur Davidson no estado de Wisconsin (Estados Unidos), a primeira versão da Harley Davidson foi produzida manualmente em 1901. Constituída por um motor e uma estrutura de bicicleta, a motocicleta contava com peças caseiras e caiu no gosto dos jovens em 1905, quando venceu sua primeira competição.

Durante a I Guerra Mundial, mais de 17mil Harley Davidsons foram vendidas para oficiais da polícia e do exército americano – o ápice da popularidade da marca desde sua criação. Atualmente, a Harley Davidson ultrapassa o número de 250mil motocicletas vendidas por ano, conquistando clientes em todos os cantos do mundo.

 

Venda uma sensação

Segundo Rich Teerlink, ex-CEO da Harley Davidson, a “sensação” vendida pela empresa é baseada na “capacidade de um contador de 43 anos vestir roupas de couro e rodar por cidadezinhas causando medo nas pessoas”.

Há muitos anos, a Harley Davidson compreendeu que não vende um produto, e sim uma emoção. Esta conclusão levou a marca a ampliar radicalmente suas vendas, saltando de US$1,5bilhão para US$4,6bilhões em sete anos. Em 2010, o capital da Harley Davidson atingiu o marco de US$10bilhões.

Saiba mais: Você Sabe o que Vende sua Marca?

 

Conheça seu público

Saber exatamente qual seu público receptor é outra questão levada em consideração pela Harley Davidson. Legitimamente preocupada com seus clientes, a marca os reconhece e atende suas necessidades com exatidão.

No marketing, identificar-se com uma persona ou arquétipo específico garante vendas mais assertivas e diálogos diretos para com o cliente.

Saiba mais: Você Sabe o que Seu Cliente Procura?

 

Harley Davidson: Crie uma tribo

Uma alternativa desenvolvida pela marca pra unir e centralizar fãs foi o desenvolvimento de uma associação. A HOG (Harley-Davidson Owners Group) é patrocinada por concessionárias de diversos países e reúne clientes de diferentes regiões.

Um dado apontado pela Harley Davidson demonstra que clientes membros da associação gastam cerca de 30% a mais com produtos da marca.

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Ao longo dos anos, a Harley Davidson demonstra na prática a teoria de que, para vender, você deve conquistar clientes utilizando-se de experiências, e não (somente) produtos.  Mercadologicamente singular, a experiência proporcionada pela Harley Davidson justifica a devoção e lealdade de muitos apaixonados pela marca.

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