CONHECIMENTO

A imagem tem poder. E a opinião das pessoas também. Por isso, a forma como sua empresa é vista no mercado importa muito. Então, como construir uma boa imagem para seu negócio? É sobre esse assunto que vamos conversar. Acompanhe! 

Reputação em jogo: O poder de uma boa imagem 

“Conceito; opinião pública, favorável ou desfavorável”. Esse é o significado da palavra “reputação” no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 

Quando estamos falando de uma marca, como é o caso aqui, a reputação nada mais é do que a opinião que os consumidores possuem em relação a ela. Basicamente, é a maneira como sua empresa é vista pelos olhos do público.  

Pensando nisso, pare um momento para refletir: 

“Como seu negócio é visto no mercado?” 

Separamos alguns pontos abaixo para você entender como a imagem realmente tem poder. Uma boa imagem é fundamental para: 

Acontece que a boa reputação não pode ser construída a partir da visão da empresa sobre ela mesma. A reputação é baseada naquilo que o outro acha. Porém, existem algumas ações que a própria marca deve colocar em prática a afim de conquistar e/ou de gerenciar uma boa imagem.  

Reputação em jogo: Ações para construir uma imagem positiva 

De início, é importante que você saiba que a construção de uma boa imagem leva tempo e não é um processo tão simples. Afinal, muitos aspectos são envolvidos, além dos mais triviais como um bom atendimento, qualidade, prazo de entrega, existem outros pontos cruciais para a construção de imagem, tais como: 

  • Experiência do cliente 
  • Capacidade de inovação  
  • Adaptabilidade tecnológica
  • Estratégia de Comunicação e Marketing.  

E falando especificamente sobre o último ponto, vale ressaltar que uma das primeiras etapas para a construção de uma boa estratégia nesse sentido é ter uma definição clara e assertiva do público da sua marca. Ou seja, entender de fato quem são os clientes e como sua empresa deseja ser vista por eles.  

Depois disso, é importante coletar alguns dados com o objetivo de avaliar qual é a imagem atual que os clientes têm da sua marca. Existem diversas métricas, metodologias e práticas, porém a pesquisa MHS é uma das mais importantes no que diz respeito à relevância da sua marca no mercado.  

Entenda com mais detalhes como colocá-la em prática: 

Reputação em jogo: Must Have Score (MHS) 

Resumidamente, o Must Have Score é uma métrica capaz de medir o nível de satisfação do público com os produtos e/ou serviços oferecidos pela sua empresa. Em outras palavras, por meio dele você consegue aplicar a pesquisa que mencionamos acima, tão importante para dar continuidade a qualquer ação.  

A finalidade do MHS é entender se a marca tem, de fato, gerado valor para os consumidores e feito diferença na vida deles.  

A boa notícia é que a aplicação é muito mais simples do que você imagina. O público atual do seu negócio precisa responder a uma única pergunta:  

“Como você se sentiria se não pudesse mais usar o nosso produto?” 

As opções de resposta são:  

  • Muito desapontado;
  • Um pouco desapontado;
  • Indiferente; 
  • Não sei responder ou já não uso mais o produto. 

Com as respostas é possível compreender a forma como está a imagem do seu negócio. É válido mencionar que o recomendável é que pelo menos 40% dos participantes respondam que se sentiram muito desapontados seu o seu produto e/ou serviço.  

Portanto, já comece a se programar para colocar o Must Have Score em prática o quanto antes. Esteja próximo do seu público. Não tenha medo de ouvi-lo. Lembre-se: ele é seu maior aliado quando o assunto é boa reputação. Conte conosco para planejar e executar ações em prol da boa imagem da sua marca!  

Qual é seu maior desafio atual relacionado à reputação e à imagem da sua empresa atualmente?  

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