CONHECIMENTO

É fato: as mudanças provocadas pelos avanços tecnológicos têm afetado diretamente os hábitos do consumidor. Desenvolvida pelo Grupo WMcCaNN, a pesquisa “The Truth About Shopping – A Verdade Sobre o Ato de Comprar” demonstra que “Lutador” se destaca como o perfil mais comum entre consumidores Brasileiros. Armados com perguntas e desafios, estamos preparados para buscar e exigir o melhor antes, durante e depois da experiência de compra.

 

Criterioso, curioso e independente, o consumidor do século XXI preza o próprio aprendizado e busca variedade de fontes. Desta forma, a abordagem agressiva funciona como um repelente: assusta, afasta, provoca reações automáticas e agressivas. No Brasil e no mundo, comércios baseados no princípio de autoatendimento têm se tornado cada vez mais populares.

 

Clássico exemplo da transição, a loja de conveniência “Amazon Go” não possui caixas ou atendentes. Operada pela varejista on-line Amazon, a rede de “supermercados do futuro” conta com 17 lojas abertas nos Estados Unidos. No Brasil, supermercados e restaurantes adaptam-se ao sistema de modo gradual, mas visível.

 

Apesar de funcional, o sistema de consumo ao qual estamos habituados é progressivamente substituído, e adequar-se é fundamental para continuar vendendo. Entretanto, como atrair consumidores sem contar com o auxílio de vendedores?

 

O que buscam os novos consumidores?

 

Educar-se antes de realizar uma compra é uma das principais características do consumidor contemporâneo, e auxiliá-lo neste processo é primordial para o estabelecimento de diferenciais. Para isso, informe-o sincera e verdadeiramente acerca de determinado(s) produto(s) ou serviço(s). Ofereça razões pelas quais o público-alvo recorreria ao seu negócio de modo sutil e indireto – apresente problemas e soluções, funcionalidades e vantagens.

Posicionar-se deste modo é o primeiro passo para tornar-se uma “autoridade” entre profissionais e empresas de determinado ramo.

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