CONHECIMENTO

Construído a partir do posicionamento de marca, o conceito de Voz de Marca engloba a comunicação direta de uma empresa para com parceiros, colaboradores, clientes e mídia. Mais que a manutenção de uma linguagem direcionada a potenciais consumidores, a Voz de Marca engloba tudo que parte de uma empresa e/ou de seus possíveis representantes: falas durante uma reunião interna ou externa, apresentações institucionais, mídias sociais e impressas, ações de endomarketing e mais.

        Normalmente associada ao manual de marca ou manual de identidade visual, a Voz de Marca consiste em um padrão comunicativo que deve ser seguido por determinada empresa – resumidamente, um “tom” exclusivo que deve permear diálogos linguísticos, visuais, sonoros e sensoriais.

        Mais que conquistar e preservar uma agenda de clientes alinhados ao seu negócio, desenvolver e reproduzir um tom de voz amparado por seus objetivos, serviços e ideais comerciais é essencial na hora de selecionar colaboradores movidos pela mesma força que pilota a sua empresa. Desta forma, a Voz de Marca será efetivamente pessoalizada – deixará de ser um plano para tornar-se uma filosofia de vida.

        Para começar este processo, reserve alguns minutos para observar diferentes indivíduos em seu antro social. Perceba que, mesmo muito próximas em determinados aspectos, as pessoas nutrem características que as fazem únicas, apresentando-as ao mundo de maneiras singulares e completamente diferentes. Assim funciona a Voz de Marca.

        Comunicar-se é estampar características e singularidades – apresentar seu negócio ao mundo de maneira original e encantadora. Vamos a um exemplo: que personalidades você associa a uma empresa como a Netflix? Elas estão provavelmente relacionadas a perfis descontraídos, jovens e antenados, não é mesmo? Pois bem: todo este cenário adentrou seu imaginário através de estratégias de comunicação e tom de voz de marca apresentados pela Netflix a você, espectador, com o auxílio de anúncios, mídias sociais, opiniões de influenciadores representantes e mais.

        Além de atrair e preservar clientes com “a cara” do seu negócio, a Voz de Marca funcionará como um imã a potenciais colaboradores que, movidos por crenças similares às difundidas pela sua empresa, se tornarão ótimos candidatos a vagas em aberto. Preste atenção aos principais meios utilizados pela sua marca para comunicar-se com funcionários – e-mails, reuniões, aplicativos de mensagens, etc. –, dê importância à escrita – faça com que suas mensagens e/ou falas se pareçam com os ideais promovidos pelo seu negócio – e, acima de tudo, seja sincero para com o ouvinte (ou leitor).

        Estas pequenas atitudes garantirão fortes laços emocionais entre empresa e colaboradores, que ofertarão serviços e atendimento qualificados a atuais e potenciais clientes. Além disso, um ambiente de trabalho equilibrado tornará o dia a dia de empregadores e funcionários mais saudável e produtivo.

        Para inspirar-se, busque e analise manuais de marca referentes a empresas que se assemelham ao posicionamento do seu negócio. Confira alguns exemplos: Mercado Livre; Oi; Rock Content; FINEP; Vale.

        Torne o ambiente interno de sua empresa tão atrativo quanto sua “fachada” comercial!

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