CONHECIMENTO

“Compre barato, venda barato, mantenha as prateleiras bem sortidas, trate os clientes com respeito, valorize seus colaboradores e preste muita atenção aos acertos da concorrência.”

— Sam Walton

Mas afinal, que é o Walmart? 

Multinacional estadunidense de lojas de departamento, o Walmart ocupa um espaço significativo entre as maiores empresas do planeta. Fundada na década de 60 por Sam Walton, a rede é a maior de sua categoria no mercado americano, faturando uma média de US$177 bilhões ao ano. Além disso, o Walmart conta com mais de 4,9mil filiais em países do Oriente e Ocidente.

Os primeiros passos de Sam Walton 

Nascido no Oklahoma em 1918, Samuel Moore Walton formou-se em Economia no ano de 1940. Conheça alguns dos passos mais importantes da jornada do empreendedor: 

1º Passo (1945): Casado com Helen Walton, Sam assume a gerência de sua primeira loja. Localizada no Arkansas, a filial “Ben Franklin” – que operava com dificuldades – tornou-se uma das maiores lojas da rede no estado em apenas quatro anos. 

2º Passo (1951): Sam e Helen mudam-se para Bentonville e dão início à “WALTON’S 5 & 10” uma loja dedicada à venda de variedades e mercadorias de baixo volume. 

3º Passo (1952-1961): Sam dedica-se ao estudo de diferentes modalidades de mercado. Objeto de interesse do empreendedor, a rede “K-Mart” – responsável pela venda de produtos com baixo custo e ênfase no autosserviço – foi responsável pela introdução de Sam às lojas de descontos. 

4º Passo (1962): Sam e seu irmão Bud (Hugo Walton) tornam-se sócios e dão início à loja que mudará o rumo de suas vidas para sempre – a “Wal-Mart Discount City”. 

Dois anos após sua fundação, a rede Wal-Mart alcançou o faturamento de US$ 12,6 milhões ao ano, tornando-se um sucesso.

Os 8 mandamentos do Walmart 

Simples e amplamente dedicado ao bem-estar de seus clientes, Sam Walton criou tradições que foram preservadas por seus colaboradores e família através das décadas. Conheça algumas delas: 

#1 Economia e redução de custos em prol dos melhores preços.
#2 Valorização de funcionários através de planos de crescimento de carreira e participação nos lucros.
#3 Bom convívio entre executivos, acionistas e parceiros. Promoção de reuniões recreativas periódicas para a manutenção de vínculos.
#4 Política de portas abertas. Os funcionários estão aptos a realizar queixas acerca de seus chefes aos executivos do escalão superior a qualquer momento.
#5 Manutenção de valores familiares conservadores.
#6 Preocupação incondicional para com a satisfação do cliente.
#8 O aprendizado é o primeiro passo na busca pela inovação. Estudar concorrentes e diferentes modalidades de mercado é essencial.

Nós indicamos: “Sam Walton: Made in America” 

Que tal dar o primeiro passo em direção a um negócio 100% focado na satisfação de seus clientes? Livro autobiográfico, “Sam Walton: Made in America” narra detalhes acerca da história do Walmart, proporcionando uma reveladora perspectiva a respeito dos elementos responsáveis pelo sucesso da rede. Nós recomendamos! 

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