O início de 2023 foi um grande desafio para os empreendedores de todo Brasil. O fechamento de mais de 400 mil empresas no primeiro semestre de 2023 representa um grande alerta para vários setores da indústria, comércio e serviços.
Essa grande queda apresenta ao empreendedorismo brasileiro um cenário desafiador, mostrando as grandes pressões que as empresas enfrentam ao entrar em um ambiente altamente competitivo sem preparo suficiente para a jornada.
Em dados obtidos pela Contabilizei apurados pelo G1, entregam uma visão panorâmica do contexto econômico nacional. No entanto, precisamos considerar todas as dinâmicas que geraram esse resultado, o que pode incluir fatores como mudanças nas demandas do mercado, oscilações econômicas, desafios burocráticos ou legislativos e até mesmo adaptações às transformações digitais.
Planejamento Estratégico para o 2024: o que precisa ser feito?
Falta pouco para começar 2024, e a pergunta que trazemos é: como não se tornar parte da estatística do ano que está chegando?
Bem, antes de tudo, é preciso traçar estratégias claras e inteligentes com foco na saúde da empresa e na sustentabilidade dos negócios.
Um planejamento estratégico detalhado é capaz de prever e preparar as empresas para enfrentar imprevistos, mas também mostra o caminho para grandes oportunidades de negócios que possam surgir.
Um dos pontos de maior importância de um planejamento, também é sua adaptabilidade. Ele deve projetar cenários futuros e longo prazo, mas também precisa ser flexível o suficiente para responder às mudanças mais abruptas do mercado.
Metas, projeção de crescimento, prazos, orçamentos, relatórios contínuos e muitos outros dados são de extrema importância para compor um planejamento eficiente. Quanto mais claros são os números, maior será capacidade de entendimento do negócio.
Algumas estratégias para transformar negócios em marcas sedutoras:
Ao explorar estratégias efetivas, principalmente nos segmentos B2B, é fundamental considerar o branding como um grande aliado. A publicidade direcionada e a inovação para se destacar em mercados competitivos também são essenciais para gerar desejo em outros negócios que possam se tornar clientes.
Fontes como Harvard Business Review, McKinsey & Company e estudos de caso de empresas de sucesso são ótimas referências para compreender as melhores práticas e tendências em diversos setores.
Mais uma vez, é muito importante lembrar que um branding efetivo não é só um visual bonito! Ele é a personificação dos valores e da identidade da empresa. No contexto do mundo dos negócios, a construção de uma marca sólida é crucial para estabelecer confiança e diferenciação no mercado.
Estratégias de marketing e publicidade adaptadas para cada segmento têm o poder de fortalecer a comunicação e o relacionamento com clientes, gerar autoridade para a marca, criar conexões reais e por consequência, potencializar os resultados comerciais.
Implementar essas práticas inovadoras e o aproveitar tecnologias emergentes, como inteligência artificial e análise de dados, também podem proporcionar uma vantagem competitiva significativa, mas é sempre bom lembrar que nada supera o fator humano que sua marca pode projetar ao mercado, e isso, nenhuma inteligência artificial é capaz de suprir.
Implementando estratégias claras, objetivas e principalmente, executá-las com profissionais especialistas geram resultados inquestionáveis para empresas de qualquer tamanho, e muito além de manter a saúde do negócio, mas significa também prosperar e crescer mesmo em ambientes desafiadores.
A combinação de estratégias claras e profissionais experientes é a fórmula para o sucesso em qualquer negócio.– LUCAS CRUZ
E aí, você já tem seu planejamento pronto para 2024? Conte com a gente para transformar o seu negócio em uma marca verdadeiramente sedutora. Aqui na Doss o seu resultado é o nosso objetivo.