Tribunal de Justiça de São Paulo barra uso da marca “Meta” no Brasil pela gigante do Facebook devido à ação de uma empresa brasileira do mesmo nome.
O mundo corporativo está presenciando uma disputa no mínimo intrigante pelo valor das marcas. Onde a proteção se equipara à inovação.
De um lado, a gigante norte-americana, detentora das plataformas digitais Facebook, Instagram e WhatsApp, que permeiam nosso cotidiano. Do outro, sua rival brasileira, firmada no desenvolvimento de programas de computadores e serviços de tecnologia e inovação, que possui em sua propriedade o nome “Meta” desde 1996 no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi).
A Meio&Mensagem publicou uma matéria completa sobre esse caso, que você pode ler clicando aqui.
Diante do registro da marca pela Meta brasileira, uma ação foi movida contra a Meta norte-americana, alegando uso indevido da marca. Neste momento, o caso continua aguardando a decisão do STJ, então, nada foi deferido até agora.
E por que isso importa tanto?
Porque uma marca não é apenas um nome. Ela é a identidade da empresa, carrega sua cultura, sua missão, história e toda a jornada percorrida no mercado em que ela está inserida. É por isso que o registro de marca não é apenas uma formalidade, mas uma necessidade em um mundo corporativo onde a competição é sempre acirrada.
O registro de marca oferece proteção contra cópias e falsificações, assegura o direito exclusivo de uso e aumenta a confiança dos clientes. Além disso, possibilita licenciamento, uma estratégia inteligente para expandir os horizontes de uma marca.
Mas esse caso, tão similar a vários outros, não se trata apenas de um embate entre empresas. É também um alerta para todos os empreendedores e empresas presentes e ativas em seus respectivos mercados.
Leia também – Posicionamento: Conheça a estratégia que irá transformar o seu negócio
Pois, afinal, o que seria de uma empresa sem sua marca?
Agora que você compreende o nível de segurança que o registro de marca proporciona, é muito importante agir com convicção e proteger ativamente sua propriedade intelectual.
O registro de marca não é apenas uma formalidade burocrática; é um investimento estratégico na proteção do seu legado empresarial. Ao garantir o registro da sua marca, você assegura a exclusividade do seu nome e identidade visual e constrói uma barreira sólida contra situações tão comuns – ou nem tanto – como essa. Mas principalmente, sabemos que a proteção de marca é uma necessidade fundamental em um mundo onde a originalidade é constantemente desafiada.