Por que o seu negócio foi criado?
Você precisa de uma razão melhor do que “para gerar lucro”. Você já se perguntou que causas e valores movem a sua empresa? Que tipo de problema ela busca solucionar? Quem você deseja ajudar através de seu trabalho? Por que você faz o que faz, e não qualquer outra coisa?
Empresas de sucesso são movidas por propósitos
Que motivos o fazem dar preferência à sua marca favorita? É muito provável que o produto final não tenha sido a primeira coisa a adentrar sua mente, certo? Mais do que produtos e serviços, empresas de sucesso vendem filosofias e ideais. Conheça alguns exemplos:
- Apple: “Think Different” (“Pense Diferente”);
- Amazon: “Work Hard, Have Fun, Make History” (“Trabalhe Muito, Divirta-se, Faça História”);
- Microsoft: “We Innovate, You Turn” (“Nós Inovamos, Você Transforma”);
- Disney: “The Happiest Place on Earth” (“O Lugar Mais Feliz da Terra”);
- Walmart: “Save Money, Live Better” (“Economize Dinheiro, Viva Melhor”).
Pessoas não compram produtos
Deseja conquistar pessoas? Lembre-se disso: você precisa de mais do que bons produtos ou serviços. Em um mercado onde a competitividade cresce dia após dia, seu negócio precisa de diferenciais que ultrapassam barreiras físicas – é necessário adentrar o imaginário do seu consumidor.
Adentre a mente do público
Nada une pessoas mais poderosamente do que ideologias compartilhadas. Ao compartilharem ideais, indivíduos formam comunidades unificadas – e é isso que seu negócio deve fazer. Ao difundir uma filosofia, você cria um corpo social coligado por valores semelhantes.
Apaixonados não abandonam
Consumidores conquistados por um posicionamento firme e verdadeiro não abandonarão seu negócio. Siga suas convicções e o público o seguirá. Valores palpáveis geram uma corrente sólida e fiel, ou seja, você estará rodeado de pessoas que retornarão à sua empresa seguidamente.
Dê o primeiro passo
A busca por conhecimento é seu primeiro desafio. Que tal conhecer alguns livros que poderão ajudá-lo a posicionar seu negócio como os líderes de sucesso? Conheça três obras essenciais a qualquer empreendedor:
- “Comece Pelo Porquê”, de Simon Sinek;
- “Posicionamento: A Batalha por Sua Mente”, de Al Ries e Jack Trout;
- “Fusões e Aquisições em Ato”, de Eduardo Luzio.
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Posicionamento nasce quando o empresário sabe que imagem ele quer construir e deixar como legado.– LUCAS CRUZ
Estamos num contexto em que o mundo e as gerações estão obrigando o empresário a ter conhecimentos para além do seu negócio.
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Palavra Chaves: Posicionamento, estratégia, negócio.