Conheça os caminhos digitais do seu público. É assim que os brasileiros navegam na era mobile.
Que o celular faz parte do cotidiano das pessoas já não é uma novidade. Seja para trabalho, entretenimento ou para as facilidades do dia a dia, o público brasileiro já é conhecido como um público altamente conectado digitalmente.
Mas outra pergunta fundamental para entender sobre o comportamento de consumo mobile é: como é o cotidiano digital do público brasileiro?
Primeiro de tudo, precisamos identificar como é a jornada mobile:
Imagine esta cena: você acorda de manhã, pega o celular e ele se torna o seu guia, o seu confidente ao longo do dia. Este é o retrato da vida pós-pandemia para muitos brasileiros.
Com 54% de nós usando o celular durante todo o dia e 33% até altas horas da noite, ele se transformou em uma extensão de nós mesmos. Desde a checagem das redes sociais até a troca de mensagens com amigos e familiares, o celular é uma das principais – se não a única- ferramentas de nossas atividades diárias.
O formato do conteúdo está ditando as regras de consumo.
Ah, o poder do vídeo! Esse, deixou de ser apenas mais um dos formatos disponíveis para a comunicação em qualquer plataforma. Agora, o vídeo tem uma responsabilidade ainda maior com quem olha seu celular diariamente: o vídeo agora é uma experiência.
Os brasileiros têm uma preferência clara: vídeos curtos e diretos, práticos e que não ultrapassem os 2 minutos. Mas quando se trata do WhatsApp, ainda é o texto que se mantém no topo, sendo mais ágil e oferecendo mais facilidade, agilidade e clareza na comunicação.
Leia Também – D-Fly: A Metodologia de Marketing e Vendas da Doss para o Crescimento Empresarial.
E quais são as categorias dos conteúdos consumidos no Brasil?
Quando se trata do que é mais consumido pelo público no digital, você saberia dizer o que assiste diariamente na pequena tela?
Para muitos pode ser uma surpresa, mas conteúdos voltados ao bem-estar está no topo da lista do consumo. A partir daí, vem saúde e gastronomia, até moda e entretenimento. O brasileiro busca conteúdos que os ajude viver melhor e aproveitar a vida ao máximo.
Chegou a hora de fazer perguntas!
Na mão, o celular é mais do que um dispositivo, se tornou uma extensão do indivíduo. Para marcas e empresas que estão presentes no digital e queiram ser vistas e lembradas, temos uma pergunta que se transforma em direcionamento: como podemos aprimorar a experiência do usuário e tornar essa jornada ainda mais envolvente?
Uma coisa que não sai de moda: o verdadeiro impacto está em agregar valor à vida das pessoas. Sua empresa é capaz de criar soluções que realmente transformem positivamente o dia a dia dos usuários?
Conexões reais são a prioridade dos usuários! As redes sociais são um território fértil para conectar-se com o público. Mas, para ser eficaz, a comunicação deve ser relevante e autêntica. Como seu negócio pode criar conteúdo que inspire curiosidade e respeito pela sua marca?
A busca por validação é inerente ao ser humano, é natural buscar pessoas que validem algumas escolhas. Pensando no seu público, em quem ele confia na hora de tomar decisões de compra? Como você pode destacar seus pontos fortes e diferenciais para conquistar a confiança dos consumidores?
Fundir o digital e o analógico nunca fez tanto sentido e necessidade como atualmente. Como você pode integrar suas soluções à rotina dos usuários, proporcionando uma experiência verdadeiramente unificada?
Olhe para os novos horizontes na busca por informação
Além dos buscadores tradicionais, como o Google, as plataformas de vídeo como o YouTube estão ganhando terreno. E para os usuários mais jovens, o TikTok tornou-se o destino preferido para buscas rápidas e conteúdo visual. Essa é a principal mudança que está redefinindo a maneira como todas as gerações usam a internet e como nos mantemos informados.
E para finalizar…
Os brasileiros estão vivendo uma revolução na forma como buscam informação. Desde a preferência pelo vídeo até a busca incessante por conteúdo que os ajude a viver melhor, estamos testemunhando uma transformação sem igual. E para as marcas que desejam se destacar nesse novo cenário, entender e se adaptar aos hábitos de consumo é essencial.”– LUCAS CRUZ
Quais são os movimentos que sua empresa está fazendo para ser encontrada no digital?
Fontes:
Pesquisa & Insights: Hábitos Mobile da Hibou (2022)